Pesquisar

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PENSAMENTO

Tenho lido muito coisa sobre Religião no intuito de formar uma opinião mais concreta sobre muitos assuntos que passam por minha cabeça. Um deles é em relação ao Espiritismo (kardecismo) X Umbanda.Tema muito polemico, com muitas opiniões, divergências, alguns preconceitos e sem nenhuma posição lógica acerca do assunto, todos defendendo sua opinião.
Li em outro Blog (Terreiro da Vó Benedita) duas frases que traduzem o significado daquilo que acredito ser a melhor explicação para este assunto;
`"O Kardecismo é Jesus ensinando
A Umbanda é Jesus trabalhando”
Pai Tomé
Não que o Kardecismo não trabalhe e a Umbanda não ensine, é muito mais do que isso, é algo que somente os freqüentadores de um centro e de um terreiro podem responder, é a paixão pelo ensinar e pelo fazer, é o amor que se transmite através da leitura de uma passagem do evangelho e o ecoar dos toques de um atabaque, é paz declamada em forma de oração e também pelos pontos cantados.
Com base nas frases que li, acabei encontrando um significado para está divergência de opiniões. Para mim as duas se completam e estão diretamente ligadas por raízes muito profundas que jamais serão quebradas e que dificilmente serão desenterradas.
Por estes e outros motivos que devemos respeitar ambas as religiões, ou doutrinas e seus seguidores. Todos somos irmãos, estamos juntos na mesma estrada, carregando a mesma bandeira e unidos pelo mesmo propósito: o de promover a caridade em sua essência mais pura e ampla.

Meus singelos agradecimentos ao Pai Tomé pelo ensinamento deixado.


Fabio Souza

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei o texo....Tenho muito orgulho do homem que se tornou.
Te amo
Bjs

Joao Carlos Galerani Junior disse...

Caro irmao!
Gostei muito de seu Blog.
Tomei a liberdade de linka-lo ao meu
www.terreirodavobenedita.blogspot.com

Abraços
Joao Galerani