Pesquisar

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

EXU

Qualquer elogio que eu faça neste texto, é infinitamente insignificante perante a grandiosidade desta entidade. A força desta entidade ainda não muito compreendida pode ser medida pela sua bondade, determinação e conhecimento.

Muitos se referem a ele como uma entidade cruel, insensível, de uma franqueza as vezes até bruta, eu o acho justo, muitos os temem e na realidade devem mesmo, pois no fundo sabem que seus pensamentos e sentimentos são por ele conhecidos.

São tantos rumores que cercam esta entidade, que acabam o tornando mitológico. Mas para mim, esta entidade é, e sempre servira de exemplo, por conta das inúmeras qualidades que possui. É um espírito de grande evolução, que possui um conhecimento e força inimagináveis, é o conhecedor e executor das leis que regem não só nosso plano, mas todos os outros. É implacável e fiel, é amigo de todos os momentos, sejam eles tristes ou felizes, está sempre cuidando de nós sem pedir nada em troca. E a maioria de nós, o que faz para agradecer este cuidado?

Na maior parte do tempo só lembramos-nos dele quando estamos com alguma dificuldade, com grandes problemas, muitas vezes criado por nós mesmos. Muitas vezes só lembramos e nem agradecemos, ou os damos em troca cigarros e marafo, o que não acho que seja a maneira de correta de agradecer uma entidade como esta ou nenhuma outra.

Devemos passar a entender que EXU é luz, é escuridão, é magia, mas também é paz, amor e fé. Exu não é apenas nosso protetor, é também nosso mentor e sempre está disposto a nos ajudar seja qual for o problema, mas sempre respeitando nosso livre arbítrio.

Vejo nesta entidade a força que nossa Umbanda possui se dentro da hierarquia o mais baixo ou o mais perto de nós é tão forte que não é possível mensurar o tamanho de sua força, nada para quem tem fé é impossível de ser alcançado. Basta apenas nos entregarmos e acreditarmos em EXU, na sua força, na sua fé, na sua humildade, no seu conhecimento, nas suas palavras e conselhos. Basta apenas escutarmos o que ele nos tem a dizer e como forma de agradecimento, pedir a nosso Pai Oxalá que o ilumine e que permita que nós tenhamos merecimento suficiente para termos como guardião e amigo um EXU.



Agradeço com este texto os meus grandes amigos, guias, companheiros e guardiões, o Sr.Exu Porva, Sr.Tranca Rua, e Pomba Gira Maria Mulambo e a todos que fazem parte de nossa corrente, que vocês recebam todas as bênçãos de nosso Pai Oxalá.



Abraços Fraternais

Fabio Souza

Nenhum comentário: